sexta-feira, 15 de março de 2013

O que visitar quando vir a Florianópolis.



  Há muito para se ver, curtir e conhecer na terra dos manézinhos, como são chamados os nativos da ilha. Só no quesito praias são cem opções, sem contar que cada uma tem sua particularidade, seja relacionada à natureza, aos frequentadores ou às atividades. E tem a história, contada através dos fortes explorados em passeios de escuna, das pinturas rupestres escondidas na Ilha do Campeche, das vilas açorianas de Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa...

  Para entender a geografia da cidade, que mistura praias, dunas, lagoas e montanhas, suba nos mirantes naturais, como o Morro da Cruz. Já na hora de mergulhar no espírito alegre da ilha e se misturar com os locais, todos os caminhos levam para a noite agitada da Lagoa da Conceição.


Ilha do Campeche
  Única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, Campeche abriga praias de águas transparentes. A maior riqueza, porém, são as dezenas de inscrições rupestres protegidas em sítios arqueológicos e acessíveis por trilhas com acompanhamento de guias. A melhor maneira de chegar à ilha é através dos barcos de pescadores que saem da praia de Armação, no Sul de Floripa. No verão, escunas partem da Barra da Lagoa (Leste). Não esqueça a máscara e o snorkel para nadar em meio aos peixes.

Passeio de escuna pelas ilhas e fortalezas
  Dois roteiros conduzem a imponentes e preservados fortes da região a bordo de escunas. O passeio que parte da Ponte Hercílio Luz é o mais completo - tem seis horas de duração e faz paradas no Forte de Santa Cruz de Anhatomirim e na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, passando ainda pela baía dos Golfinhos. Já o que tem início na praia de Canasvieiras não inclui Ratones, durando cinco horas. Ambos têm parada para almoço.

As praias
  Uns dizem que Florianópolis tem 42 praias. Outros afirmam que são cem. O que importa é que a ilha oferece opções para todos os turistas. Ao Leste, o point é dos surfistas e da paquera que rola solta nas praias Mole e da Joaquina. No Norte estão as concorridas praias Brava, também reduto do surf; e Jurerê Internacional, com "paradores" - como agora são chamadas  as barracas de praia -, bares e boates. A garotada endinheirada faz a festa no por do sol em casas como Café de la Musique, Parador P12 e Taikô. Já ao Sul, as rústicas vilas de pescadores atraem quem busca paz, sossego e bons restaurantes como os das praias de Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.

Vilas açorianas
  Os açorianos que chegaram à ilha há 200 anos deixaram como herança os bairros de Santo Antônio de Lisboa e de Ribeirão da Ilha. À beira-mar, preservam os costumes, as tradições e a arquitetura tão característica dos colonizadores – casinhas coloridas e geminadas. Em Santo Antônio os destaques ficam por conta do casario, da igreja barroca de Nossa Senhora das Necessidades - palco da Festa do Divino –, do artesanato da Casa Açoriana e da paisagem formada por barquinhos de pescadores. Já no Ribeirão da Ilha as casas são ainda mais preservadas. Nos restaurantes locais, as ostras - criadas bem pertinho - são as estrelas do cardápio e chegam às mesas fresquinhas.

Lagoa da Conceição
  Situada no centro geográfico da ilha, a Lagoa da Conceição não é famosa apenas por ser o point noturno de Florianópolis. O cartão-postal é emoldurado por construções antigas (Canto dos Araçás), vilas de pescadores com bares e restaurantes (Canto da Lagoa), núcleos de artesanato, escolas de windsurfe... Para apreciar de cima os 15 quilômetros quadrados do espelho d´água e seus arredores siga para o mirante do Morro da Lagoa ou para o restaurante Ponto de Vista, depois da Praia Mole – a paisagem do deck é perfeita.

Esportes 
  É comum encontrar praticantes de wind e kitesurfe, vela, caiaque e jet-ski nas águas da lagoa. Nos arredores, as praias vizinhas reúnem surfistas enquanto as dunas atraem os adeptos do sandboard. Dos morros em volta partem parapentes e asas-delta. Já as trilhas são invadidas pelas turmas do trekking e da mountain bike.

Artesanato
  Diversas casas e lojinhas espalhadas pela Avenida das Rendeiras oferecem as tradicionais rendas de bilro em forma de vestidos, toalhas, cortinas...

Noite
  Bares, restaurantes e boates dominam o Canto da Lagoa, o Canto dos Araçás, o Centrinho, a Avenida das Rendeiras e o Caminho para a Praia Mole. Tem opção para todos os gostos, estilos e paladares.

Cultura 
  No Canto dos Araçás fica o Santuário de  Nossa Senhora da Conceição. Erguida em 1750, a igreja preserva os sinos doados por D. Pedro II em 1847.

Restaurantes
  Na Costa da Lagoa, acessível por barquinhos que partem da Av. das Rendeiras, formada por vilas de pescadores, há uma infinidade de restaurantes especializados em frutos do mar e que servem os pratos a preços em conta. Já no Canto da Lagoa ficam os estabelecimentos sofisticados, com pratos da culinária regional e internacional.

Mirantes
  Os muitos morros que emolduram Florianópolis ganharam status de mirantes naturais. Além de descortinarem belas vistas, ajudam a compreender a geografia da ilha. Um dos mais procurados é o Morro da Cruz, no Centro. De fácil acesso, exibe as baías Norte e Oeste com a Ponte Hercílio Luz ao fundo. Vá no pôr-do-sol. Já do Morro da Lagoa aprecia-se as praias da Barra da Lagoa, Galheta e Mole, além da Lagoa da Conceição.

Visitar o Centro Histórico
  Um passeio pelo Centro Histórico de Florianópolis não se resume a visitar construções e apreciar fachadas de diferentes estilos arquitetônicos. O tour pelos arredores da Praça XV de Novembro é garantia de boas compras de artesanato em cerâmica, encontrado na Casa da Alfândega; e de mesa farta: o Mercado Público Municipal é repleto de bares que servem petiscos típicos - reserve a manhã de sábado para sentar no Box 32 ao lado dos manézinhos. Esbalde-se com bolinhos de bacalhau, pastéis de camarão e, claro, ostras frescas molhadas no champanhe. Para acompanhar, cachaça artesanal com aroma de gengibre
.
Avenida Beira Mar Norte e Ponte Hercílio Luz
  Ponto de encontro dos que buscam a boa forma, a Avenida Beira Mar Norte ganha vida no final do dia. É durante o pôr-do-sol que o movimento de esportistas aumenta, os bares e restaurantes abrem suas portas e a Ponte Hercílio Luz é acesa. Embora interditada para o trânsito de automóveis e pedestres desde 1982, a ponte é o cartão-postal de Florianópolis. A obra foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico e é considerada uma das maiores estruturas pênseis do mundo.

Confira a opinião de quem já esteve em Floripa, clicando AQUI

Quer ver mais fotos deste paraíso? Clique AQUI

Fonte: Férias Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário