sexta-feira, 1 de março de 2013

Conheça os dez erros mais comuns de decoração.


  Decorar uma casa não é tarefa fácil, tanto que existem profissionais especializados em tornar este trabalho menos árduo. Mas se você pretende apostar nos seus conhecimentos sobre o assunto, confira quais são os dez itens que podem arruinar um ambiente, segundo decoradores de interiores.



Móveis não devem bloquear a circulação de pessoas
“Antes de optar pelo designer, não deixe de pensar na funcionalidade de móveis, eletrodomésticos e objetos decorativos”, disse designer de interiores Sandra Croppo.

1) Flores artificiais – Em geral, flores artificiais aparentam ser de mentira. Flores naturais são caras, sensíveis e estragam rápido. Uma solução para este impasse é optar por espécies de baixa manutenção plantadas em vasos. Elas ficam bonitas por boa parte do ano e, com sorte, você terá flores desabrochando na primavera.

2) Estilos diferentes – Normalmente, o excesso de objetos tende a dar a impressão que você não sabe de fato aquilo que gosta e aumenta a chance de exibir peças não tão legais assim. Faça uma edição em suas coleções e tente guardar itens que você já não gosta mais.

3) Invista nas cores – Como já foi tratado em muitas de nossas reportagens, ambientes decorados apenas com cores neutras podem ser elegantes, mas as chances de que eles sejam tediosos também aumentam. As cores certas podem transformar um ambiente e se der errado você sempre pode pintar com uma nova tonalidade por cima.



4) Tamanho dos móveis – Fique atento no tamanho do mobiliário que você escolhe para a sua casa. Evite móveis grandes, porque reduz a circulação das pessoas e o cômodo tende a parecer menor. Mesma coisa para o excesso de móveis ou uma má distribuição deles. Para evitar, nunca esqueça de medir os móveis na loja e testar em casa com fita adesiva. Para acertar na disposição, vale se inspirar em ambientes semelhantes aos que você tem em casa em sites e revistas.

5) Móveis desconfortáveis – Antes de comprar camas, cadeiras, poltronas e sofás, tenha em mente que por mais lindos que eles sejam, serão móveis onde você deverá usar em seus momentos de relaxamento. Ou seja, eles devem ser extremamente confortáveis. Antes de levar, teste bastante, procure a opinião de quem possui móveis similares.

6) Tapetes – O tapete deve ter tamanho suficiente para delimitar e definir áreas dentro de um ambiente. Ele não pode ficar ilhado entre sofás, atrapalhar a movimentação de cadeiras ou tampar toda a área disponível do piso. Lembre-se, ele é um tapete, não um carpete.


7) Moda – É preciso ter muita cautela com itens que viram febre em determinada época. Em muitos casos, a moda vai passar e o objeto passa a ter uma posição ruim dentro da decoração. Por isso, vale tomar cuidado om modismos na hora de comprar itens mais duráveis como iluminação, acabamento, louças e móveis.

8) Bagunça à vista – Desorganização pode estragar todo o trabalho que você teve para escolher móveis, acabamentos e itens para casa. Invista em organizadores, armários, estantes e espaços de armazenamento para tirar a bagunça do alcance dos olhos.




9) Presentes – Por mais que a intenção tenha sido boa, aquele presente que você odeia e só mantém por educação não fazem nada por você. Repasse o presente, venda ou doe para a caridade. A sua casa deve ser um espaço para abrigar as coisas que você gosta e que tem a ver com você.

10) Fios – Onde há um emaranhado de fios, há uma decoração com o potencial de ser melhorada. Se o móvel não tem valor inestimável, vale providenciar uma furação para não deixar os cabos à vista. Para organizar cabos que dificilmente são acessados, compre ganchos para direcioná-los pela parede. Para cabos que são acessados ocasionalmente, organizadores disponíveis em vários materiais como plástico já amenizam o problema. Para organizar cabos acessíveis o tempo todo, organizadores de velcro dão conta do recado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário