quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O Sofá.

 O sofá foi originalmente um trono dos governantes árabes e tem existido desde a antiguidade, entre os nobres do Oriente Médio. Na sociedade romana o sofá se encontrava com o comedor, conhecido como triclinum. Três sofás eram colocados ao redor de uma mesa baixa, e os homens descansavam enquanto comiam (enquanto as mulheres se sentavam em cadeiras convencionais).
O sofá era originalmente um móvel elitista e só na época da industrialização que o sofá se converteu em um artigo imprescindível dos cidadãos nas casas de classe média e baixa.



 Os primeiros sofás eram bastante primitivos, montados sobre um quadro de madeira e estofados em couro. O modelo que se aproxima com o que conhecemos hoje, com assento estofado em tecido e apoio para as costas e braços, tomou forma mais precisamente em meados do século 16, durante o período da Renascença na França. Nessa época, era um móvel elitista, usado nos salões da corte e nas salas de visita. Foi somente na época da industrialização – e mais tarde com a popularização da televisão nos lares – que o sofá pôde chegar também nas casas de classe média e baixa.


 Hoje ele é uma das peças mais importantes do mobiliário. Ao longo dos séculos o sofá ganhou tecnologia, novos materiais, design ergonômico e ficou muito mais confortável. Assento de molas, almofadas com fibra siliconada, encostos reclináveis e chaise retrátil potencializaram a experiência de conforto e a versatilidade das peças.




 No século XVI, os alemães introduziram um sofá mais "moderno". Estes sofás eram muito caros e por isso serviam como um certificado da elite européia enquanto as demais classes só conseguiam sentar em bancos. Na maioria dos casos, ele ficava situado dentro dos quartos de dormir, o que forneceu uma conotação de erotismo além de luxuria ao artefato.




Foi apenas na era da industrialização que este objeto deixou de ser elitista e ganhou espaço em quase todos os lares do mundo. Ao lado da televisão, rádio e geladeira, o sofá faz parte dos itens indispensáveis de um domicilio. Agora, na maioria dos casos, o sofá fica diante da TV, reunindo a família, e aonde pode até ser visto como protagonista de alguma séries.



A palavra sofá, apesar de ser de origem árabe, entrou no português através do francês, sendo pronunciada ó nessa língua, podendo desta forma ser considerada um galicismo.



Na Inglaterra um sofá que tem como características encosto captonado, almofadas soltas no assento e braços na mesma altura do encosto é considerado um Chesterfield. A palavra “Chesterfield” significa sofá confortável e é um sofá mais frequentemente associado, na sua versão clássica em couro, com um ambiente formal como uma biblioteca por exemplo. No entanto, este sofá que é um clássico do design na minha opinião tem características próprias que o fazem ao mesmo tempo tradicional e moderno. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário