quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VOCÊ CONHECE O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ?

  São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado. 

  Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 209.804 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau. A conurbação entre Florianópolis, São José e os municípios vizinhos faz da Grande Florianópolis a mais populosa região metropolitana de Santa Catarina. 

História

  Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós. 

  Em 1750, chegaram, à capitania do Desterro, 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz. 

  O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época,José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa.   Começava, então, o reconhecimento da terra. Em 1797, já havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos. 

  Em 1833, São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio, São José tornou-se, enfim, município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. Além das cidades catarinenses de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, também São José recebeu a visita imperial de dom Pedro II e dona Teresa Cristina, em 1845.

  Suas fronteiras iniciais incluiam o território de alguns municípios vizinhos, que foram se separando com o passar dos anos, como o Estreito, que passou a ser parte de Florianópolis em 1943. Angelina e Rancho Queimado se emanciparam em 1961 e 1962, respectivamente. São Pedro de Alcântara se tornou município em 1995. 

Geografia

Limites

  A cidade de São José é a única com divisa terrestre com Florianópolis, a leste. Mais ao norte a cidade se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. O oeste se limita com o município de São Pedro de Alcântara. 

  A conurbação urbana torna as fronteiras entre Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça quase imperceptível em alguns pontos. A cidade vem sofrendo um boom imobiliário e a verticalização fica evidente - é a nona cidade mais vertical do país. 

Clima e Relevo

  O clima de São José é Subtropical, com estações bem definidas. 
  O litoral josefense é banhado pelas baías norte e sul, nas quais recentemente construíram o aterro da Beira-Mar de São José. O relevo possui poucas variações, com algumas colinas, como o Morro da Coruja na Praia Comprida, o Morro do Avaí no Bairro São Luiz, o Morro Forquilhas em Forquilhas e o Morro da Pedra Branca entre a Colônia Santana e o Sertão do Maruim. Alguns rios pequenos cortam o município: o Rio Forquilhas, no Centro-Oeste, Maruim, no Sul, Büchler e Araujo, no leste, e Três Henriques e Carolina, no norte. 

Subdivisões

  São José é formado por 28 bairros dividido em três distritos: Campinas, Barreiros e São José – a “Sede”. Algumas localidades são por vezes chamadas bairros, porém não o são, como é o caso do Benjamin (parte de Forquilhinhas) e do Lisboa (parte de Forquilhas). 

Bairro
População (2010)
Centro
4376
Ponta de Baixo
2156
Fazenda Santo Antônio
6610
Distrito Industrial
86
Picadas do Sul
3833
Flor de Nápolis
3743
Forquilhinhas
13803
Praia Comprida
4985
São Luiz
1059
Roçado
5001
Bosque das Mansões
903
Potecas
5724
Forquilhas
16796
Sertão do Maruim
4529
Colônia Santana
3515
Barreiros
19638
Nossa Senhora do Rosário
7882
Bela Vista
10076
Cidade Jardim de Florianópolis
5796
Ipiranga
14139
Pedregal
839
Jardim Santiago
809
Areias
11588
Serraria
25828
Campinas
13272
Kobrasol
12721
Real Parque
7105

Política

  Em São José, o Poder Executivo é representado pelo prefeito e gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal. A prefeitura e a maior parte das secretarias ficam em um prédio na Praia Comprida, no Aterro da Beira-Mar de São José. 

  O Poder Legislativo é constituído pela câmara municipal, composta por 13 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição, que disciplina mínimo de nove e máximo de vinte e um nos Municípios de até um milhão de habitantes. Cabe aos vereadores elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo. Como o prefeito possui poder de veto assegurado, o processo de votação das leis que se lhe opõe costuma gerar conflitos entre Executivo e Legislativo. A Câmara Municipal fica no Centro Histórico, de frente a Praça Central. 

    * Beira Mar de São José

Demografia

  Em 2010, a população de São José segundo o IBGE é de 209.804 habitantes. Somados aos municípios vizinhos, ela forma a mais populosa região metropolitana de Santa Catarina com cerca de 1 milhão de moradores. Em 2010, a densidade populacional foi estimada em 1.388,17 habitantes por km², com 101.392 habitantes sendo homens e 108.412 habitantes sendo mulheres. Ainda segundo o mesmo censo, 108.412 habitantes moravam na área urbana, e 2.496 moravam na zona rural. 129.549 moradores são eleitores. 

  O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de São José (ano 2000), considerado "elevado" pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é de 0.849, estando entre as 50 primeiras cidades do ranking. Considerando apenas a educação o índice é de 0.925 (muito elevado), enquanto o do Brasil é 0,849 - a população alfabetizada é de 189.183 pessoas. O índice da longevidade é de 0.839 (o brasileiro é 0,638); e o de renda é de 0.784 (o do país é 0,723). A renda per capita é de 20.786,92 reais. Em 2010 a maioria da população é de ascendência açoriana, mas existem também os descendentes de alemães, polacos e espanhóis. 176.987 se declararam brancos, 20.820 pardos e 10.782 negros. 

Economia

  Com pouca vocação turística – posição que é preenchida pelos municípios vizinhos, principalmente Florianópolis – São José tem a base da sua economia na indústria e no comércio. 

  A cidade está no quinto lugar no ranking da economia dos municípios de Santa Catarina, graças principalmente a Área Industrial no sul do cidade, com um grande número de empreendimentos – destaque para a sede da Intelbras, a Massita e a Tyson. Há também outras indústrias em outros pontos, principalmente em torno da BR-101, e Áreas Industrias menores em Forquilhas e no Sertão do Maruim. 

  O comércio de São José concentra-se em três locais: o distrito de Campinas, com comércio mais local na Avenida Central do Kobrasol e lojas de varejo na Avenida Presidente Kennedy; a Rua Leoberto Leal em Barreiros e a Rua Vereador Arthur Manoel Mariano em Forquilhinhas. Outro destaque é o setor de shoppings: o mais antigo de SC, o Shopping Itaguaçu, e o mais recente, o Continente Park Shopping, são também os dois maiores do estado. Além deles, o Shopping Ideal, o MundoCar Mais Shopping e o Camelão também aquecem a economia josefense. 

Saúde

  Há um hospital de grande porte, o Hospital Regional Dr. Homero de Miranda Gomes, o Hospital Regional de São José, mantido pelo governo do estado de Santa Catarina, e atende praticamente toda a população da região e de cidades vizinhas. Além do hospital, também existem vários postos de saúde espalhados pelos bairros, uma policlínica em Campinas e duas outras em construção em Forquilhinhas e Barreiros. 

Transportes

  São José é cortada pela BR-101, que liga a cidade diretamente as metrópoles do sudeste. Além desta, cruza parte da cidade o trecho inicial da BR-282, a Via Expressa, que dá acesso a capital e ao oeste do estado. A SC-407 começa no sul do município e liga a cidade a São Pedro de Alcântara e Angelina. 

  A cidade sofre, na hora do rush, com congestionamentos crônicos. A frota soma 112.522 veículos, segundo o Censo 2010. Embora tenha sido construída a Beira-Mar de São José sobre um aterro ela pouco aliviou o trânsito no sentido Florianópolis-bairros de São José. Em breve, a Avenida Presidente Kennedy sofrerá uma readequação para tentar atenuar o problema, com faixas exclusivas pra ônibus. Outras vias importantes são a Avenida das Torres, que liga os bairros do distrito de Barreiros e a Leoberto Leal, também em Barreiros. 

  Assim como toda a Grande Florianópolis, São José é bastante dependente do sistema de ônibus. Quatro empresas operam na cidade: Jotur no Centro Histórico e Praia Comprida, Estrela nos distritos da Sede e Campinas, Santa Terezinha no sul da Sede e Biguaçu no distrito de Barreiros. A cidade possui linhas interbairros e intermunicipais, principalmente no sentido bairros-centro de Florianópolis. 

Educação

Infantil e Fundamental

  A prefeitura mantém 24 centros educacionais municipais - os CEMs - e 26 centros de educação infantil - os CEIs - espalhados por todos os bairros. Há também um número considerável de escolas estaduais e particulares. São José ainda possui duas escolas ambientais - a Escola do Mar na Serraria e a Escola do Meio Ambiente, o "Horto Florestal", em Forquilhas. 

Técnica e Superior 

  Existem várias instituições de ensino técnico e superior instaladas na cidade, destacando-se o Campus São José da Univali, no Sertão do Maruim, o Campus São José do IFSC na Praia Comprida, a Faculdade Estácio de Sá em Barreiros e a Faculdade de Tecnologia SENAI-SC na Área Industrial, além de uma unidade do Senac no Kobrasol e as escolas profissionais municipais espalhadas por oito bairros. 

  Outras instituições incluem a Escola Superior de Educação Corporativa (ESEC), Faculdade de Santa Catarina (FASC), Faculdade de Tecnologia Internacional (Fatec), Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), Faculdade União Bandeirante (Uniban), Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF), a Universidade do Contestado (UnC) e a Universidade Paulista (UNIP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário