terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Belezas da nossa ilha: As praias

  Quando falamos de Florianópolis, qual é a primeira coisa que te vem a cabeça?
  Montanhas? Neve? Cachoeiras? Aposto que não.
  A primeira coisa que a maioria das pessoas lembram quando falamos de Florianópolis, é claro que são as praias. Portanto, ao falarmos das belezas da nossa ilha, não poderíamos deixar de falar das maravilhosas praias que banham a ilha da magia.

  Florianópolis possui um total de 42 praias localizadas somente na ilha, se contarmos com as praias da região continental, a conta passa de 100 praias. Todas praias belíssimas, com dunas, trilhas e paisagens exuberantes.
  Para você que não conhece Florianópolis ainda, trouxemos até você um resumo de algumas das principais praias da ilha, espero que gostem.

Joaquina

  Situada a 17 quilômetros do centro de Florianópolis, a Joaquina, sem sombra de dúvidas, é a praia mais famosa da ilha. Possui 3.000 metros de extensão e sua largura varia de 8 a 70 metros.
  Joaquina é um dos lugares mais procurados por sufistas e esportistas em geral, todos os dias têm partidas de futebol na areia, futevôlei e corredores, além de contar com boa estrutura para banhistas, com sanitários, chuveiros, posto policial, salva-vidas, iluminação noturna, etc.
  A praia da Joaquina é também conhecida pelo criativo "surfe sobre as dunas" ou Sandboard, uma variação do surfe tradicional e que acontece sobre as grandes e belas dunas que contornam a praia.

  Conta-se que o nome teria sido dado em homenagem a Dona Joaquina, moradora das praias do leste da ilha de Santa Catarina, que ensinava as outras mulheres do local a fabricar utensílio domésticos de linhas entrelaçadas, além de alimentar os pescadores que compareciam à sua casa.
Segundo a lenda, ela teria sido tragada pelas ondas do mar da região.
Dizem que aproximadamente em 1850 ela realizava seus trabalhos nas pedras do costão daquela praia deserta e sem nome. Um dia distraida pela magia do lugar não percebeu o tempo passar e nem a maré subir. Ela foi levada pelo mar junto com suas rendas, que a possibilitaram flutuar até sumir.

Para quem quiser mais informações sobre a Joaquina, abaixo segue o link oficial da praia.
http://www.joaca.com.br/historia.html

Jurerê e Jurerê Internacional

   Jurerê e Jurerê Internacional dividem a mesma faixa de areia que tem em torno de 3 quilômetros de extensão, é situada no norte da ilha, entre as praias de Canasvieiras e do Forte, o nome Jurerê Internacional vem do bairro onde foi instalado um loteamento de luxo criado na década de 80, com grande planejamento urbano e onde concentra suntuosas casas e ótima infra-estrutura turística.
   Considerada a praia mais sofisticada da Ilha de Santa Catarina, Jurerê Internacional tem um público mais exigente, que busca diversão aliada ao conforto. Na alta temporada as diárias para alugar uma casa na área onde está o loteamento podem chegar a 10 mil reais, onde celebridades e milionários passam suas férias, esbanjando suas riquezas.
  No verão os bares, restaurantes e casas noturnas promovem eventos de grande porte trazendo Dj's renomados e grandes shows com artistas nacionais e internacionais, tudo regado a muita champanhe e pessoas bonitas.



Praia Mole

  Praia Mole é uma praia ao leste na Ilha de Santa Catarina em Florianópolis e está a 15 quilômetros do centro de Florianópolis. Com uma extensão de 960 metros é muito utilizada para a prática de surf e parapente, devido as suas condições geográficas.
   É uma das mais frequentadas da ilha e durante a temporada de verão, principalmente os fins de semana. E para quem gosta de algo mais natural, por meio da Mole é possível acender até a praia vizinha, praia da Galheta, uma reserva naturista onde está liberado o nudismo.
  A infra-estrutura é pobre em comparação com as demais praias da ilha, em especial as do norte. Mas isto a converte num paraíso natural, interrompido por alguns bares localizados sobre a beira do mar. A praia conta com um dos postos de salva vidas mais equipados de toda a ilha.
  O seu nome Praia Mole, é devido a sua areia solta e macia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário